O paciente com TDAH tem direito de escolher seu tratamento

O tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade deve ser sempre individualizado. O paciente deve ter o direito de escolher com seu médico as estratégias de intervenção, bem como dividir as responsabilidades por seus resultados.

Déficit de Atenção e Hiperatividade: vencendo os preconceitos

Pessoas com Déficit de Atenção e Hiperatividade são vítimas de preconceito e discriminação na sociedade, na escola, na família e no trabalho. O atraso no diagnóstico, a dificuldade de acesso a tratamento especializado e o difícil acesso aos direitos de inclusão comprometem as chances de sucesso dos portadores.

Os comprometimentos das crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade não é diagnosticado apenas com bases em sintomas. A avaliação do impacto na vida da pessoa é fundamental para determinar quem tem a doença TDAH e quem tem apenas sintomas semelhantes mas que não requerem tratamento.

Como melhorar a comunicação com seu filho com Déficit de Atenção e Hiperatividade

Um dos sintomas perguntados nos questionários de Déficit de Atenção é se a criança ou adolescente “parece que não ouve mesmo quando falam diretamente com ele”. Muitas vezes parecem que os filhos ouvem somente o que querem, mas para quem tem TDAH a comunicação é realmente um problema. É difícil capturar a atenção da criança,… Continuar lendo Como melhorar a comunicação com seu filho com Déficit de Atenção e Hiperatividade

Formando conceitos por meio de redes no ensino de pessoas com TDAH

Descreve como as redes de significados podem ser utilizadas como ferramentas educativas no ensino de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Meninas com Déficit de Atenção não recebem o mesmo tratamento

Texto escrito por médico fala das diferenças de sintomas no Déficit de Atenção e Hiperatividade em pessoas do sexo feminino. Explica as causas físicas e sociais, bem como as repercussões emocionais sobre as garotas com TDAH.

Pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem risco maior de mortalidade precoce, de se envolver em acidentes, de ter comportamento sexual arriscado, de tentar suicídio e de ter atividade criminosa.

O diagnóstico precoce, o tratamento com medicação e o apoio familiar diminuem esses riscos. Vamos abrir os olhos e enfrentar o problema.

Meeting of Minds X – Madri 2018

Depois do Conexão Focus na segunda-feira, hoje se inicia o Meeting of Minds com os principais pesquisadores do mundo em TDAH (ADHD em inglês). Compartilho aqui a programação científica para vocês perceberem a amplitude dos temas em discussão. Atualmente se questiona, por exemplo, se o TDAH pode surgir na idade adulta e quais os fatores… Continuar lendo Meeting of Minds X – Madri 2018

Meeting of Minds – MoMX

  Tudo pronto para começar o Meeting of Minds promovido pela Shire aqui em Madri, na Espanha. A Shire é a empresa que comercializa o Venvanse no Brasil, um dos principais produtos destinados ao tratamento do TDAH. A empresa tem investido bastante na educação continuada de médicos e profissionais da saúde do mundo inteiro no… Continuar lendo Meeting of Minds – MoMX