Você sabe o que é tricotilomania?
Tricotilomania é um problema de comportamento no qual a pessoa tem a necessidade de puxar os próprios fios de cabelos, arrancando-os de maneira compulsiva e levando a problemas como o da foto. Esse tipo de sintoma é bastante relacionado com a ansiedade e o indivíduo sente um alívio de tensão temporário com a retirada do cabelo ou sobrancelhas.
E qual a relação disso com Déficit de Atenção e Hiperatividade?
Os dois problemas são opostos em certo aspecto do seu sofrimento. Quem tem tricotilomania sofre porque seu distúrbio é visível e notório, basta olhar. Quem tem TDAH sofre porque as pessoas não enxergam seu problema e não dão o devido valor.
Não há dúvidas no diagnóstico de alguém que arranca os próprios cabelos e acumula tensão caso não o faça. A evidência é física.
O TDAH ou DDA, como alguns dizem, é mal compreendido porque é um complexo de sintomas, cujo diagnóstico depende de uma minuciosa avaliação médica. Além disso, não há um único exame como ressonância magnética, eletroencefalograma ou mesmo uma bateria neuropsicológica que seja capaz de fazer o diagnóstico de certeza. Não existe um biomarcador específico para TDAH.
Como se faz então o diagnóstico? Por meio das recomendações do DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, atualmente na sua quinta edição.
Para dizer que alguém tem Déficit de Atenção, o médico avaliar se o indivíduo preenche os critérios diagnósticos do DSM que são bem complexos e elaborados. Falaremos sobre eles em outro post.
Por enquanto, vamos nos concentrar nos 3 sintomas principais do TDAH:
- Déficit de Atenção: dificuldade de manter a atenção concentrada por um período adequado para a idade mental do indivíduo. Além da desatenção, a pessoa também tem uma facilidade exagerada para se distrair com qualquer barulho ou movimento perto de si.
- Hiperatividade: inquietação física ou psiquica que obriga a pessoa a se movimentar em excesso, com dificuldade em ficar parado, inibindo os impulsos. Por conta disso, não consegue ficar na cadeira durante as aulas ou reuniões em que deveria ficar sentado, pode subir nas coisas, correr em momentos inapropriados ou precisa estar o tempo todo fazendo algo, mesmo quando gostaria de relaxar.
- Impulsividade: dificuldade em aguardar sua vez, tomada de decisões precipitadamente e tendência a envolvimento em situações emocionantes, ainda que arriscadas.
Muitos se esquecem da impulsividade, mas ela é uma causa séria de problemas para quem tem TDAH.
Acho que se dessem o nome de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com Impulsividade ficaria muito longo…