Quatro Qs para ensinar as consequências

Para o adulto é simples identificar a relação entre dois acontecimentos quando um é a causa e o outro é o efeito. Já as crianças menores podem ter uma certa dificuldade em ligar os pontos. As crianças com TDAH tem mais dificuldade para enxergar as consequências de seus atos e educador ou cuidador pode auxiliá-las fazendo esse simples exercício cognitivo com elas. Essa abordagem é conhecida como os “quatro Qs”.

Em primeiro lugar, quando algum problema acontecer não pergunte para a criança “por que” ela fez aquilo. A pergunta “por que” é uma estrada aberta para a invenção de justificativas (algumas bem engraçadas nas crianças menores) e com frequência ensina a colocar a culpa nos outros, um dos traços característicos de quem tem déficit de atenção e hiperatividade.

Vamos aos 4 Qs? Basta olhar para a criança e calmamente fazer essas quatro perguntas e não deixar ela sair pela tangente.

  1. O que você fez?
  2. O que aconteceu depois disso?
  3. O que você poderia ter feito?
  4. O que teria acontecido?

Simples, não!?

O que você fez? — Eu bati no meu amigo.
O que aconteceu? — Fui para a sala da diretora e levei anotação.
O que você poderia ter feito? — Poderia ter avisado a professora que ele estava me provocando.
O que teria acontecido? — Ele teria ido para a diretora e eu não levaria anotação.

É claro que na prática a criança começa a perceber o beco sem saída que está entrando e tenta se esquivar.

Lembre-se que esse exercício não é para discutir valores e questões abstratas. É antes disso. Primeiro a criança precisa identificar a relação de causa e efeito, bem como enxergar que existiam outras possibilidades para ela agir na hora do fato. Tendo isso bem esclarecido e determinado, então haverá oportunidade para ensiná-la a se colocar no lugar do outro e pensar no que é bom e certo.

Também recomendamos seguir em etapas: primeiro admitir o fato, segundo reconhecer o erro e então assumir a responsabilidade. Para a maioria das crianças tudo é aprendido ao mesmo tempo, junto e misturado, mas algumas precisam da separação e definição de cada etapa.

O que você fez? O que aconteceu? O que você poderia ter feito? O que teria acontecido? Bom para a crianças e para alguns adultos também.

Saúde e paz!

 

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